Saiba mais!

Afinal, o que é COACHING?
Por Carolina Santos.

Muitas pessoas sempre me perguntam: O que é Coaching?

Até mesmo profissionais, que atuam nessa área, sentem dificuldades em explicar sobre o que realmente se trata esta atividade e, quando tentam desenrolar a língua, acabam escutando a seguinte resposta: Ahnnn...!

E sabemos, cá entre nós, que este "Ahnnnn..." significa: Não entendi lhufas! 

Além disso, o Coaching é comumente confundido com outros tipos de atividades como: terapia, aconselhamento, mentoring, etc. Para esclarecer a confusão, nada melhor do que simplificar, já que o Coaching é mesmo, uma metodologia simples. Mas atenção, simplicidade não significa 'ser pouco'.

Coaching é um Processo de Desenvolvimento Personalizado (PDP), focado em ações práticas e movimento no sentido e na direção certas, objetivando resultados palpáveis e positivos.

Bom, mas nada melhor do que um exemplo prático, não é mesmo? 
Imagine você, que determinada pessoa tenha um objetivo qualquer. Por exemplo, melhorar a Qualidade de Vida e ter uma rotina mais produtiva. Este é mesmo um bom exemplo, não acha?

Como melhorar nossa rotina? Como ser mais produtivo e ter energia e disposição no dia-a-dia? Agora, gostaria que você refletisse sobre a sua vida? Quem é o melhor e maior especialista sobre o seu cotidiano e atividades? Você! Não é mesmo? Quem melhor do que Você para começar a identificar os elementos que fazem parte dessa rotina e mudar aquilo que, no momento, está causando desequilíbrio e desarmonia?

O papel do Coach é o de facilitar este processo e estimular o Coachee (aquele que participa do processo) a encontrar sua mais eficaz estratégia de mudança, seja comportamental ou emocional.

Trilhar o caminho da mudança é perfeitamente possível, porém, as vezes, precisamos de alguém que possa ser a ponte que nos energiza e dá o apoio necessário aos questionamentos mais subjetivos que nos impedem de agir e sequestram o estado emocional.

Espero, sinceramente, ter esclarecido essa questão tão comentada, e claro, também, ter estimulado Você a pensar mais sobre seus objetivos. Não há nada de errado em ter apoio para aquilo que desejamos; na verdade, ter apoio é o que buscamos a todo instante, apoio e reconhecimento.

Sonhe! Planeje! Aja! Não aceite menos! Seja feliz!

Grande Abraço!

Nenhum comentário: